terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ficção científica x realidade

Pessoal:


Recentemente, li, em uma revista nacional de grande tiragem, que um cientista da Nasa pretende testar em Laboratório o sistema de propulsão  que possibilitava que a nave Enterprise da série Jornada nas Estrelas (Star Trek) viajasse pelas galáxias - a dobra espacial (warp drive). Basicamente, a dobra espacial consiste em distorcer o espaço ao redor da nave, expandindo o espaço na parte traseira e contraindo na parte dianteira, impulsionando a nave acima da velocidade da luz (em relação à Terra). Assim, viagens que hoje durariam dezenas de anos poderiam ser feitas em meses. É claro que a dobra a ser criada em laboratório consumirá uma quantidade de energia minúscula quando comparada a energia necessária para deslocar uma nave. Porém, para dar um grande passo, é necessário começar com um bem pequeno.

Vale lembrar que Arthur Clarke, o maior escritor de ficção científica de todos os tempos, previu, em 1945, que os satélires geoestacionários seriam utilizados para estabelecer a comunicação entre diversos pontos do globo terrestre. O primeiro satélite foi lançado apenas em 1957.

Outra previsão de Clarke que, segundo o famoso consultor de tecnologia Ray Kurzweil, deve se tornar realidade daqui a 30 anos, é a criação de computadores conscientes, capazes de conversar com um ser humano (sem a intervenção de outro ser humano, é claro). Quem assistiu "2001, Uma Odisséia no  Espaço" deve lembrar do computador Hall! Tudo bem, neste caso Clarke estaria 30 anos adiantado na sua previsão. Vale a pena ler a obra de Clarke para conhecer o mundo que ele imaginou e que muito tempo depois começa a se materializar.

Livros de Arthur Clarke que eu recomendo (para começar):
  Todos estes livros podem ser encontrados na Estante Virtual


Vale a pena, também, ler o livro "A Era das Máquinas Espirituais" de Ray Kurzweil que apresenta uma visão dos avanços tecnológicos que resultarão na criação de computadores conscientes. Uma previsão de Kurzweil neste livro, que já foi antecipada, em 1966, na Série Jornada das Estrelas (a mesma da "dobra espacial"), é o surgimento dos tradutores (tradução de linguagem fala-fala) em tempo real. Na Enterprise, existia um tradutor universal que permitia a comunicação com os extraterrestres.
" A Era das Máquinas Espirituais" é uma publicação da Editora Aleph. A Editora Aleph está reeditando, para a alegria dos leitores de ficção científica, diversos títulos que por muito tempo estiveram indisponíveis, como a saga Duna de Frank Herbert, adaptada para o cinema (os filmes, porém, não recomendo).

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário